logo.png
WD02.jpg

Estilos de Comunicação: os executivos

não têm imaginação?

 

Quando falamos de Estilos de Comunicação e adequação da mensagem para cada perfil psicológico , lembro-me de uma história contada nas biografias de Walt Disney. No começo da década de 1950, ele se envolveu com a ideia de criar um parque de diversão, uma proposta que parecia irreal até para seus colegas de um já famoso estúdio de cinema. Walt já era um produtor cinematográfico de sucesso, e o projeto de um parque de diversões era considerado como uma excentricidade pelo irmão Roy O. Disney, braço financeiro da corporação.

 

Leia mais.

change.jpg

Comunicação não é placebo

 

Na medicina, placebo é o nome dado a uma ação que não tem efeito direto sobre as causas de determinada doença. Seria a simulação de um tratamento ou a aplicação de um medicamento inerte. Os efeitos terapêuticos seriam decorrentes da crença do paciente de que está sendo tratado. A falta de eficácia e objetividade de determinados planos de comunicação corporativa, ao não tratarem de forma adequada as questões essenciais que precisam ser abordadas, é preocupante. Priorizam ações pasteurizadas e superficiais, viciadas pelos...

 

Leia mais

luz.jpg

É possível abrir a caixa preta da comunicação interna?

 

Dentro de um avião que taxiava para iniciar a operação de decolagem, coloquei os fones de ouvido e procurei um canal com música que pudesse ser a trilha daquela jornada. Para a minha surpresa, comecei a ouvir um diálogo em inglês. Logo compreendi que ali se reproduzia a conversa da cabine do avião com a torre. Até então, achava que essa comunicação era velada. Por que razão eles estavam abrindo aquela comunicação para nós, meros passageiros? De qualquer forma, senti um alívio.

 

 

Leia mais.

onetoone.jpg

Os desafios da comunicação one-to-one

 

No artigo “Comunicação não é placebo”, destaquei a importância de desenvolver uma ‘terapia comunicacional’ retomando o olhar para a equipe interna do ponto de vista da importância da gestão de conteúdos específicos (fatos e dados customizados), de processos e de papéis que possam garantir mudanças consistentes e resultados superiores de longo prazo. Seria possível para a empresa se comunicar individualmente com cada um de seus colaboradores?

 

 

Leia mais.